Ciência Política – Aula 05 15/09/2015

Quando questionada sobre a prova, a professor a pediu uma listagem de questões – representante coletar da turma e mandar a professora por e-mail.  Professora também vai mandar questões centrais – eixo da ciência política.

devemos estudar as questoes da seguinte maneira: Veja quem falou de representação politica. Como essa questão foi abordada com Hobbes, Locke, Montesquieu…. e hoje? Não adianta decorar o que cada um falou. O tema repesentaçao politica tem uma trajetoria  – que vem desde a antiguidade até Harvard nos dias de hoje.
A Prova será de 10 questões múltipla escolha + 2 questões minidissertativas – mini significa um espaço que não pode ser ultrapassado, portanto seja conciso e preciso.
Continuaçao da ultima aula
houve um momento importante anterior ao iluminismo francês. É o iluminismo escocês. Foi nesse contexto que surge o pensamento de Adam Smith. Apesar de pensar no mercado, formação de preço e equilíbrio, mão invisível do mercado, observe que esse pensamento tem implicações morais:  Se os homens fossem amigos uns dos outros, a economia estaria estabilizada e estagnada. Ou seja ele dá a base do pensamento liberal na política.
Locke
Locke também aborda a relação entre a economia e política  – O pensamento liberal de Locke consiste que o  estado surge como acordo entre os homens. para garantir a liberdade (de produzir), a segurança (da propriedade) e propriedade propriamente dita.
Mas o objetivo desse acordo é o trabalho. pessoas tem o direito de trabalhar e de contratar o trabalho de outro e direito a felicidade. Acordo entre cidadãos  – um contrato – Somente esse acordo permite instituir, eleger um governo, que representa esses objetivos.
Homens fazem o contrato e constituem o governo com esse objetivo.
O governo não tem o direito de quebrar esse contrato. Caso não obedeça o que foi instituído, ele é destituído. Os homens tem direito e dever de insurgência, de impedir que ele continue governando.
Locke constrói o estado a partir desse contrato. Com Hobbes era um pacto, nao se disfaz, com locke é contrato, pode ser desfeito.
Para o Locke o contrato origina governo e estado.
Regras básicas do governo civil – segurança é a garantia na relação entre estados. É a magna carta (1215) transposta como governo.

Locke escreveu o livro – Tratado geral do governo civil

Bodin
Bodin também fala da relação entre soberano e súditos. base da obrigação do rei em relação ao direito. Existe uma força política. Discute jusnaturalismo x juspositivismo. O Estado não surge do contrato, mas sim da família patriarcal. Estado surge da união dessas famílias na defesa da propriedade. Família é a família burguesa e a nobreza para Bodin. Rei Felipe IV reuniu 1000 famílias em Notredame, e a religião ali era a Religião Gálica. A sede do papado não era no vaticano, era na França. Mais tarde se acrescenta à essas famílias o alto clero e isso origina o Ancian Regime – que foi alvo da revolução francesa. A garantia do estado é o direito. Resulta da concepção de estado. Magistratura que garante a união e poder do estado. Soberania apoiada pelas famílias
Pensadores Althusius (1557-1638)
holanda – discussão da soberania – independência da república
Grotius (1583 – 1645) discute a relaçao entre estados
Veja que a Holanda era constituída po diferentes regiões – como era possível uma parte dessa região ( Amstreda) ser independente e negociar com Portugal e outros paises. Holandeses que dominaram o brasil foi nessa época. Era uma cidade negociando com um imperio. Criando problemas com portugal. Em relaçao ao brasil isso foi um problema. Espanha e portugal. Entao era importante estabelecer algusn conceitos. Direito internacional e globalizaçao. Esses autores tem a base para discutir
era um nobre francês. O pensamento dele influenciou o pensamento da revolução francesa. Foi ele quem apresentou a Enciclopédia – todo saber tinha que estar contido em uma grande obra.
No séc. XVII já falava coisas que pensamos hoje. Como se constitui estado em termo de governo – constituição. Para ele não é só um texto (resultado) mas sim o processo de constituinte. É o exercício do poder e modalidade de poder. Aí nasce a ideia de separar o poder, propor a lei ( legislativo) executar a lei ( executivo) seguir a lei (judiciário).  Para ele a lei tem 3 dimensões: raça, clima história – combinados são o espírito da lei.  Seu livro se chama ” Dos espirito da lei”  – importante para a teoria geral do estado e ciência política.
Montesquieu aborda sobre  possibilidade de fazer uma constituição que servisse a todos, todos os povos, mas Montesquieu é eurocêntrico e preconceituoso. As raças influem na forma de seguir as leis racionais, haveria raças que não conseguem seguir leis racionais. Ou seja, não há constituição universal, pois cada povo tem seu espírito das leis.
Rousseau
discute estado, governo – o homem nasce livre e igual. O homem natural era livre e perdeu sua liberdade em sociedade. E essa perda da liberdade se deve a propriedade.  Aborda como o homem deixou de ser livre e como o estado repõe essa liberdade.
Teoria do contrato social – ele que realmente discute o contrato. Vontade geral, interesse geral – é aquela que atende ao conjunto dos homens de bem. Essa categoria é para ele é a burguesia ( alta e media) nao a baixa. Eles que serão representados. Não é o povão. Deles que o estado deve cuidar. Eles que firmam o contrato e dele que se constitui o estado , os 3 poderes, etc… é possivel alterar o governo sem destruir o estado, por eleição. Discute eleição, colégio eleitoral etc…
Burke
Inglaterra discute estabilidade do estado. Na França há Bonaparte, quebra o império e as repúblicas depois, tudo é  muito dinâmico. Ele tem o Pensamento conservador e discute o sistema da monarquia constitucional, para não virar a bagunça que se via na França.
Napoleão foi o primeiro e único império com origem na burguesia. Nepotismo, coloca um familiar como rei na Espanha.
O império britânico se esfacela, mas não há luta. Caso da Índia.
Próxima aula trataremos da pós-revolução francesa, a sociedade se torna industrial e o terceiro estado que era burgues, agora entra na classe operária, ai as coisas complicam.
Revolução francesa é revolução burguesa que faz nascer uma sociedade industrial. Mudam os participantes da luta, a nobreza sai e entra proletariado.
a discussão passa a ser:
  • o sistema de representação.
  • Partidos políticos e organizações políticas.
  • legitimidade e legalidade do poder
  • relações internacionais – entre nações
Ricardo ( seria David Ricardo?) https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Ricardo

Habermars https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BCrgen_Habermas

scielo x wikipedia – cuidado com o wikipedia, o site  não tem compromisso com a verdade. Qualquer um pode escrever ali. Scielo é mais confiável. Alguem pode pesquisar os links que coloquei aqui no scielo?
Importante: moralidade é discutir o crime. Moralidade não é discussão de ciência política. Ciência politica é discutir modelos políticos.
Coorupçao nao é reu e vitma, mas os corruptos passivo e ativo, ambos são reus. Vitima é a sociedade.
Falta projeto político. população não vai a rua levando projeto.
Algumas Perguntas que podem cair na prova:
  • Concepção do estado – soberania, origem,  nacionalidade
  • Representaçao política
  • governo
  • orgãos de governo – poderes
livros recomendados:
Breviario  – Mazzarino – uma obra cinica http://www.riototal.com.br/coojornal/conselho-governantes_arquivo.htm

Deixe um comentário